UX Researcher, Mechatronics Engineer, MSc. Passionate about graphic design, acoustics and everything in between. linkedin.com/in/luizarthurnascimento

Nos últimos meses, tenho dedicado uma parte do meu tempo para fazer trabalhos de pesquisa de experiência do usuário como freelancer. Nesse texto, compartilho a lógica da planilha que uso para orçar esses trabalhos e apresentar para potenciais clientes. Também compartilho como algumas automações podem ajudar a economizar o tempo de quem faz freela.

Desde que começou a pandemia tenho feito trabalhos como freelancer tanto em UX Research quanto em Design Gráfico. Sempre fiz alguns trabalhos por fora e, nos últimos meses, decidi profissionalizar essa prática e explorar outras perspectivas na minha profissão.

De lá até aqui, aprendi a vender melhor meu trabalho e, principalmente, a me organizar em tempo e esforço para fazer projetos além daqueles do meu trabalho fixo. Uma das habilidades que fizeram diferença foi saber escrever um orçamento de projeto para vender meu trabalho com confiança.

Da minha experiência, aprendi que as pessoas que procuram um trabalho de UX Research…


Durante a pandemia de Covid-19, assistimos e participamos de muitas mudanças na nossa prática de Product Design na Centauro. Contei como essa mudança aconteceu para workshops de facilitação na Centauro e trouxe 4 dicas importantes que aprendi até aqui.

No design de produtos digitais, a prática de workshops de facilitação é importante para fazer com o que processo de criação seja mais inclusivo, multidisciplinar e é uma prática muito importante em atividades em que são necessárias ideações e consensos. Aqui na Centauro, durante esse período de trabalho remoto, estamos desenvolvendo continuamente a habilidade de colaborar remotamente para resolver problemas entre muitas pessoas.

Nesses workshops, nós precisamos criar um ambiente de confiança criativa, em que as pessoas não precisam se preocupar em ter e executar ideias perfeitamente. Abrimos a possibilidade de explorar novos cenários, termos novas ideias e compartilhá-las com…


A disciplina de UX Research é nova na comunidade de UX, especialmente aqui no Brasil. Enquanto a disciplina evolui, muito se é discutido sobre como demonstrar a entrega de valor de pesquisa para o negócio. Nesse texto, queremos deixar nossa parcela de contribuição a comunidade, contando sobre como estamos medindo esses resultados na prática na Centauro.

Antes de mais nada, é preciso dizer que aqui na Centauro, UX Research é uma disciplina de DesignOps, que é uma estrutura de suporte ao time de product designers, que constroem nossos produtos digitais. Além de UX Research, DesignOps comporta nosso Design System, Writing e Customer Experience. Apesar de serem disciplinas bastante diferentes, precisamos trabalhar alinhados sob os mesmos objetivos.

Da nossa experiência, o processo de definição de OKRs passa por 4 momentos: Criação de objetivos, Definição de key results, Diagnóstico da operação e Acompanhamento. Vamos passar por cada um a seguir.

Criação de objetivos

Sendo um time de design jovem, muito antes…


A estrutura de DesignOps é fundamental para garantir uma escalabilidade saudável da prática de UX em uma empresa do tamanho da Centauro. Queremos inaugurar o Medium do nosso time contando como criamos e mantemos essa estrutura aqui.

A Centauro é a maior varejista de esportes da América Latina e não vamos parar por aí. Queremos ser a maior plataforma de conexão entre comunidades esportivas a produtos, serviços e experiências. Entendemos que a tecnologia tem um papel fundamental na construção dessa plataforma e por isso construímos muitos produtos digitais ao mesmo tempo, que vão desde o nosso site até as experiências digitais que oferecemos aos nossos clientes em lojas.

Também entendemos que a tecnologia só faz sentido quando oferece uma experiência às pessoas de modo a resolver um problema real. Por isso, precisamos garantir a escalabilidade do design…


Neste texto, vou buscar trazer pontos de interseção e pontos de divergência entre fazer pesquisa no contexto acadêmico e fazer pesquisa de experiência do usuário no contexto do desenvolvimento de produtos digitais. As principais diferenças são: ritmo de trabalho, colaboração e entregáveis. As principais semelhanças são: processo guiado por hipóteses e o acumulo sistemático de conhecimento. No final, deixo algumas dicas para quem está interessado em fazer essa migração profissional.

Image for post
Image for post

Por que isso é importante para mim?

Resolvi escrever sobre as semelhanças e diferenças que percebi entre trabalhar com pesquisa acadêmica e com pesquisa de experiência de usuário alguns anos depois de concluir meu mestrado em engenharia. Apesar de já trabalhar como designer de produtos digitais na época do mestrado, esses anos que se passaram me ajudaram a criar alguma perspectiva sobre os dois trabalhos, que estou trazendo neste texto.

No processo de escrita, conversei com a Natalia Fragalle, arquiteta e pesquisadora de UX, que foi pesquisadora na USP de São Carlos, na mesma época que eu.

Aonde as pesquisas se afastam?

Na minha visão, as principais diferenças entre o trabalho de…


Há 2 meses, percebi que haviam poucos canais para discutir UX Research no Brasil. Então resolvi criar um grupo no Whatsapp. De lá até aqui já são centenas de pessoas discutindo pesquisa em UX todos os dias.

Como exercício de criatividade, resolvi criar uma identidade visual pro grupo, tentando mostrar o trabalho de um(a) UX Researcher em uma imagem.

Como tomar decisões importantes no mundo complexo que vivemos?

Image for post
Image for post

Para diminuir incertezas, precisamos levar em consideração muitas variáveis na hora de fazer uma escolha. Principalmente quando essa escolha é coletiva.


Resumo: Me debrucei nos últimos dias sobre o desafio de propor uma nova experiência para fazer compras em um shopping center dadas as mudanças que estamos assistindo nos últimos anos em relação a como estamos fazendo varejo. A solução envolve uma aplicação móvel também a fim de dar visibilidade aos produtos e serviços do shopping reorganizados por contextos. Dei foco à construção da aplicação móvel mostrando alguns métodos de design à construção da interface de usuário.

O novo shopping

Os shopping, historicamente, tem sido o coração do varejo no mundo moderno. O conceito de shopping center nasceu nos Estados Unidos após a II…


Image for post
Image for post

Resumo: Para discutir as habilidades exigidas para uma vaga de UX Researcher no Brasil, analisei 16 job descriptions de vagas abertas divulgadas pelo LinkedIn e pelo Google. Apesar de não ter abordado a confiabilidade da amostra, categorizei as descrições entre informações de Atividades, Requisitos e Diferenciais das vagas. Os resultados apontam como principais habilidades as Soft skills, Experiência prévia com pesquisa, Conhecimento de metodologias de pesquisa e a Colaboração com outras áreas da empresa.

A Interaction Design Foundation define UX Research como a investigação sistemática de usuários e de requisitos de usuários a fim e dar contexto ao processo de…


Escrevi esse texto em julho de 2018, como processo seletivo para product designer no Arquivei. Como faz algum tempo, no fim do texto eu discorro alguns pontos que mudaria de lá para cá.

Introdução

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento emitido pelo DETRAN estadual para pessoas aptas a conduzir veículos. Para ser consideradas aptas, as pessoas que solicitam precisam passar por uma série de aulas e de exames, técnicos e físicos. Além disso, precisam passar por uma prova teórica e uma prova prática. Mais recentemente, em alguns estados, foi adicionada mais uma fase ao processo: o uso de simulador virtual de rodagem.

Hoje, o processo de renovação da CNH é feito a cada 5 anos e pode consistir de 4 a 6 etapas, dependendo do usuário e do estado do país. O…


O CAASO (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira) é o centro acadêmico dos alunos da USP São Carlos, terceiro maior centro acadêmico da América Latina. Aqui, existe uma comunidade de mais de 5000 alunos, mais professores e funcionários, que convivem diariamente no mesmo espaço. Além disso, o CAASO também tem um papel importante como centro cultural de São Carlos, abrigando campanhas e eventos, que atraem pessoas de toda a cidade.

Image for post
Image for post

Ao mesmo tempo, o CAASO vem passando, nos últimos anos, uma série de baixas, que fragilizaram o centro acadêmico nas suas missões: interdição do prédio, baixa adesão dos alunos, problemas…

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store